0 comentários quinta-feira, 31 de julho de 2008

Oi pessoal, estamos aqui juntinhos mais uma vez para uma nova postagem, e hoje vamos destacar os beneficios da implantação de um redes de computadores.
Vivenciamos a era da tecnologia, esta que nos traz facilidades no viver e um alto índice de informações. Por meio das redes de computadores criou-se um sistema de comunicação que nos traz muitos beneficios, dentre eles:

· partilha de recursos físicos da rede – discos ou outros dispositivos de armazenamento de informação, impressoras, modems, fax, etc.;

· partilha de programas e ficheiros de dados ou documentos – através de uma rede é possível vários utilizadores, cada qual no seu posto de trabalho, acederem a um mesmo programa localizado num dos computadores da rede, bem como terem acesso a dados (documentos, bases de dados, etc.) localizados em outros computadores;

· intercâmbio de informação – entre os utilizadores como, por exemplo, através de mensagens de correio eletrônico, conversação em direto, agendas de grupo, etc.;

· redução de custos: através do compartilhamento de recursos tecnológicos;

· maior segurança da informação: definição de diferentes níveis de acesso à rede;

· melhor organização do trabalho: supervisão e controle do trabalho na rede, constituição de grupos de trabalho, calendarização de tarefas;

0 comentários domingo, 27 de julho de 2008


Olá internautas, continuando nossa comunicação, hoje veremos um pouco sobre o surgimento das redes de computadores.

Como quase tudo na informática, as redes também passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro. De lá pra cá muita coisa mudou, como mostraremos nesta postagem.

Antes do advento de computadores dotados com algum tipo de sistema de telecomunicação , a comunicação entre máquinas calculadoras e computadores antigos era realizada por usuários através do carregamento de instruções entre eles.

Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina de teletipo para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua Calculadora de Números Complexos em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio. Conectar sistemas de saída como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a “Rede Intergaláctica”, um precursor da ARPANet.

Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para usuários distribuídos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano, no MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DEC’s PDP-8) para rotear e gerenciar conexões telefônicas.

Durante a década de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes, que podiam ser usados em uma rede de comutação de pacotes entre sistemas de computadores.

Em 1969, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, SRI (em Stanford), a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah foram conectadas com o início da rede ARPANet usando circuitos de 50 kbits/s.

Redes de computadores e as tecnologias necessárias para conexão e comunicação através e entre elas continuam a comandar as indústrias de hardware de computador, software e periféricos. Essa expansão é espelhada pelo crescimento nos números e tipos de usuários de redes, desde o pesquisador até o usuário doméstico.

Atualmente, redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna. O escopo da comunicação cresceu significativamente na década de 1990 e essa explosão nas comunicações não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computador.

Fonte: Wikipedia

0 comentários domingo, 20 de julho de 2008

Olá, caros leitores,

Sejam bem vindos ao nosso diário virtual.

Vamos estar interligados pelas postagens semanais sobre o destinado assunto, redes de computadores.

Redes de computadores

Definição: É um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos. Onde seu funcionamento ocorre através de estruturas físicas, que são os hardware e estruturas lógicas determinadas componentes de software.

Independente do tamanho e do grau de complexidade, o objetivo básico de uma rede de computadores é garantir que todos os recursos de informação sejam compartilhados rapidamente, com segurança e de forma confiável.

A operacionalização de uma rede de computadores tem como objetivos básicos prover a comunicação confiável entre os vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e o acesso às informações, bem como agilizar a tomada de decisões administrativas facilitando a comunicação entre seus usuários.

Exemplificando o contexto acima, temos:

Um computador sozinho se limita as informações presentes em seu Disco Rígido ou à informações oriundas de dispositivos como disquetes, cds e pen drives.

Quando conectado a uma rede, este computador pode ter acesso a dados compartilhados entre ele e outros computadores da mesma rede, permitindo um maior numero de informações possíveis para acesso através daquele computador.