Caros internautas, como havíamos prometido, hoje continuaremos a falar sobre roteadores, ou melhor, sobre o funcionamento dos roteadores
Para um roteador funcionar de forma adequada dentro de uma rede é necessário que ele execute algumas tarefas. Deve cuidar para que algumas rotas não sejam sobrecarregadas enquanto outras fiquem sem uso e deve resolver os problemas que ocorrem quando a origem e o destino estão em redes diferentes, especificando os endereços e domínios de roteamento. O roteamento é a ação realizada por um roteador e consiste em encaminhar pacotes, baseado em seus destinos, para interfaces de rede ou outros roteadores, onde estes pacotes seguem a tabela de roteamento. Todo computador conectado a uma rede, como a Internet, por exemplo, possui uma tabela de roteamento.
As tabelas podem ser de dois tipos: dinâmicas ou estáticas. Uma tabela estática é definida pelo administrador da rede que utiliza comandos para adicionar cada rota manualmente, em cada roteador da rede. Este método somente é indicado para pequenas redes, onde existe um pequeno número de roteadores, com poucas rotas que não são alteradas freqüentemente.
Já nas tabelas dinâmicas, os roteadores trocam informações entre si periodicamente, pois elas gravam em suas tabelas as rotas e o conhecimento das rotas disponíveis tornando-as livres para atualizar suas informações automaticamente.
Logo, os roteadores permitem a troca de informações entre redes, encaminhando os pacotes de mensagens pelos diversos percursos possíveis. Como cada roteador tem uma tabela com todas as rotas conhecidas, ele recebe e encaminha os pacotes de dados em alta velocidade, escolhendo o melhor caminho para realizar essa tarefa. Tal operação é conhecida como "roteamento" e realizada entre redes diferentes. E importante informar que pode haver um número qualquer de roteadores em uma rede, conectados de forma arbitrária.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roteador
www.inf.pucrs.br/~benso/redes601/2004_2/Roteamento.ppt
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário