sábado, 9 de agosto de 2008


Oi gente! Estamos mais uma vez para compartilharmos informações, e desta vez vamos tentar passar um pouco sobre topologias de redes, no que se diz a respeito principalmente de seus tipos básicos.

As redes como grupos de dispositivos interligados entre si, são conectados através de pontos de interconexão associados a um determinado endereço para que seja reconhecido pela rede, os nós. Estas formas de conexão são denominadas Topologias de Redes.

Por exemplo, as redes de computadores constituem-se de um arranjo topológico interligando vários módulos processadores, uma das finalidades desse arranjo é a economia de recursos, pois, uma vez conectados em rede, a capacidade de processamento individual é compartilhada entre todos, tornando as informações acessíveis a todos os usuários conectados, de uma forma mais econômica, ágil e confiável. Assim, ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nós é um dos mais importantes.

Existem três tipos básicos de topologias, barramento, anel e estrela.

Topologia em barramento: nesta topologia todos as estações ligam-se ao mesmo meio de transmissão, a barra de conexão. Cada equipamento possui um único endereço que o identificará inequivocamente na rede. A informação é disponibilizada para todas as estações da rede, mas só poderá ser lida e interpretada pela estação que possuir o endereço de destino especificado.

Topologia em anel: os sinais circulam na rede em um único sentido e cada estação serve como repetidora, retransmitindo os sinais para o próximo dispositivo de rede até que seja encontrado o destinatário. Os maiores problemas desta topologia estão relacionados com sua pouca tolerância à falhas, pois erros de transmissão e processamento podem fazer com que uma mensagem continue a circular indefinidamente no anel.

Topologia em estrela: Todos os usuários comunicam-se com um nó central que tem o controle supervisor do sistema, conhecido como host, e através deste, os usuários podem comunicar-se entre si e com os processadores remotos ou terminais. A topologia em estrela é a melhor escolha se o padrão de comunicação da rede for de um conjunto de estações secundárias que se comunicam como o nó central. A arquitetura SNA da IBM explora este tipo de topologia, pois ela foi concebida em camadas de forma hierárquica, atribuindo responsabilidades a cada de seus dispositivos.

TOPOLOGIA

PONTOS POSITIVOS

PONTOS NEGATIVOS

Barramento

Estrutura simples; requer menos cabos para instalar.

A rede pode ficar lenta em momentos de uso mais intenso; as falhas são difíceis de localizar.

Anel

Instalação razoavelmente simples; apresenta desempenho uniforme sob condições diversas de tráfego.

Na falha de uma estação, toda a rede pára de funcionar.

Estrela

Mais tolerante a falhas, fácil de instalar e de monitorar.

Custo de instalação mais elevado porque utiliza mais cabeamento.

Portanto, quando uma rede de computadores qualquer é construída, existem alguns objetivos a serem alcançados. Quando interconectamos computadores eles podem processar mais e melhor as informações e, quando as pessoas trabalham em rede, concretizam tarefas em um menor espaço de tempo e com menos esforço, ou seja, com mais eficiência.

Utilizar corretamente uma topologia de rede pode proporcionar aos usuários uma estrutura com confiabilidade e segurança, necessários para que a troca de informações ocorra satisfatoriamente atendendo as necessidades de comunicação de todos.

http://penta.ufrgs.br/home_red.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede

http://www.micropic.com.br/noronha/Informatica/REDES/Redes.pdf

0 comentários:

Postar um comentário